terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vagão da Morte




Era sombrio tocar nele
Dava pra quase imaginar e ver aqueles rostos palidos e inocentes
Aquele fio de arame farpado enferrujado..
Tanta fome e sede não era capaz de vencer o medo...
Diante dos trilhos, a cada metro a frente
A vida já sem valor, ia desfalecendo na paisagem estreita

Eu vi o tão imundo posto de aglomerados
De uma viagem de tantos dias
Haviam crianças, velhos e doentes
Havia gelo sobre o trem

Havia apenas a SS e nunca SOS
Exportação de lixo para cremação
Eu juro que estagnei meu raciocínio por alguns minutos
Eu que tanto amo o romantismo do trem
Vi que o que transporta amor, também carrega a dor.

Ricardo Furtado

Vagão nazista que levou milhares de judeus, ciganos (Romenos, Albaneses) e italianos para Auschwitz (Polonia). 1943 a 1945.

Um comentário:

  1. É meu amigo Ricardo, esse vagão eu também pude ter o desgosto de vê-lo na praça BRA em frente a Arena de Verona.Uma imagem sinistra e assustadora. Um forte abraço.

    ResponderExcluir